BLOG

TIPOS DO ENSAIO DE DUREZA

26/08/2020

TIPOS DO ENSAIO DE DUREZA

O ensaio de dureza serve para saber a resistência ao desgaste, saber aproximadamente a resistência mecânica (resistência a tração) através do uso de tabelas de correlação e controlar a qualidade de tratamentos térmicos realizado nas peças.

 

Importante ressaltar que a superfície de teste deve ser plana, polida e limpa.

 

Os tipos de ensaio de dureza são:

Dureza Rockwell - consiste em encaixar o material de estudo em um penetrador para que seja aplicado uma pré carga. Atingindo-se o equilíbrio, ajusta-se a profundidade de penetração para a posição zero. Então, aplica-se a carga efetiva, que provocará penetração no material ensaiado, ou seja, a carga válida para obtenção dos resultados desejados. Este processo é finalizado quando o ponteiro do medidor de dureza atingir o equilíbrio, sendo assim, a carga efetiva é retirada, mantendo-se apenas a pré carga.

 

Dureza Vickers - consiste em encaixar o material sob teste na ponta de um diamante (diamante em forma de uma pirâmide reta de base quadrada e um ângulo de 136° entre as faces opostas) e utilizar uma carga de 1 a 100 kgf.

 

A carga plena é aplicada normalmente durante um tempo de 10 a 15 segundos. Depois, remove a carga e com um microscópio são feitas as medições. Com os valores lidos calcula-se a média aritmética. A seguir calcula-se a área da superfície inclinada da endentação. A dureza Vickers é o quociente obtido dividindo a carga (em kgf) pela área da endentação.

 

Dureza Brinell - aqui é comprimido lentamente uma esfera de aço sobre a superfície plana, polida e limpa de um metal através de uma carga, durante um tempo. Essa compressão provocará uma impressão permanente no metal com o formato esférico e o mesmo diâmetro da esfera, o qual é medido por intermédio de um micrômetro óptico (microscópio ou lupa graduados), depois de removida a carga.

Últimas Notícias

E O QUE É O AÇO INOXIDÁVEL?

O aço inoxidável é composto majoritariamente por ferro, mas pequenas quantidades de outros elementos químicos fazem toda a diferença no resultado final da liga.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS METAIS

Com exceção do mercúrio, a maioria dos metais são sólidos quando estamos na temperatura ambiente. Confira as principais características dos metais.

A RECICLAGEM DO METAL E A RECICLAGEM DO AÇO

A reciclagem do metal é um processo considerado secundário na obtenção deste material, funciona dessa determinada forma: é feita a fusão do metal já usado com um consumo de energia menor.

A HISTÓRIA DO AÇO

O ferro foi descoberto ainda na pré-história, no entanto, o aço, como conhecemos hoje em dia, foi desenvolvido apenas em 1856, sendo bastante usado no meio industrial.

A CHAPA XADREZ E SUAS APLICAÇÕES

Nós sabemos que a chapa xadrez, ou chapa de piso como é popularmente conhecida, trata-se de chapa de aço carbono e é obtida no processo de laminação.

O QUE É DOBRA DE CHAPA DE AÇO

A dobra de chapa é um processo de conformação mecânica, onde é aplicado uma força para a obtenção da dobra do material.

CORTE DE CHAPA

O corte de chapa é feito para obter formas geométricas específicas, podendo ser realizado em chapas dos mais diversos materiais, como de aço carbono, inox, galvanizado ou alumínio.

CORTE E DOBRA DE CHAPA

O corte e a dobra de chapa têm o intuito de atender as mais diversas finalidades e para cada finalidade algumas características são fundamentais e devem ser levadas em consideração.

PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO

Em primeiro lugar, é importante frisar que o processo de galvanização está regulado na NBR ABNT 6323.

FURAÇÃO DE CHAPA

É um processo de usinagem que tem por objetivo a geração de furos, na maioria das vezes cilíndricos, em uma peça, através do movimento relativo de rotação entre a peça e a ferramenta, denominada broca.

TIPOS DE CHAPAS DE AÇO

Existem cinco tipos de chapas de aço que são fabricadas a partir do ferro gusa. Cada uma delas contêm diversas aplicações e características próprias, confira:

COMO SÃO FABRICADAS AS CHAPAS DE AÇO?

O processo de fabricação destas chapas segue características específicas para permitir a ampla utilização do aço.

OS BENEFÍCIOS DA GALVANIZAÇÃO

Galvanização é processo onde é revestido um metal por outro mais nobre com o objetivo de evitar a corrosão e desgaste em sua aparência.

O QUE É CHAPA XADREZ?

A chapa xadrez é feia através de um processo de laminação e é constituída de aço carbono.

DOBRA DE CHAPA DE AÇO

Após os materiais serem cortados, são dobrados. Apesar de as atividades possuírem funcionamentos diferentes, acontecem em conjunto. Isso porque essa combinação garante um resultado eficaz sem riscos ou erros indesejados.

CORTE DE CHAPA DE AÇO

O corte feito em chapa de aço é feito sob medida de acordo com os requisitos da aplicação do material.

ENSAIO DE DUREZA

O ensaio de dureza é uma forma de avaliar a propriedade mecânica de dureza do material utilizado eu constará em sua especificação.