BLOG

COMO OCORRE O CORTE E A DOBRA DE CHAPA DE AÇO?

03/02/2021

COMO OCORRE O CORTE E A DOBRA DE CHAPA DE AÇO?

O corte de chapa de aço é feito sob medida de acordo com os requisitos da aplicação do material. As chapas são submetidas a uma pressão, que é realizada por lâmina de corte ou por punção.

 

Nesse tipo de processo, o esforço de compressão é modificado para esforço cortante e isso é o que divide as partes do aço. A maneira mais utilizada para realizar esse trabalho é o corte a frio, através da guilhotina, e o corte térmico, por laser ou plasma.

 

O trabalho com guilhotina é mais prático, mas se limita apenas a fazer cortes com ângulos retos, diferente do modo por plasma ou laser, que permite a realização de qualquer tipo de corte. Além do mais, o equipamento que realiza a ação térmica lê a imagem de forma prévia e segue todas as medidas recomendadas para cortar o material.

 

Já a dobra, ocorre de outra maneira. Após os materiais serem cortados, eles podem ser dobrados. Apesar de as atividades possuírem funções diferentes uma da outra, acontecem em conjunto. Isso porque essa combinação garante um resultado sem erro algum.

 

A dobra de chapa de aço é essencial para que o produto tenha um formato. Ela proporciona a modificação da superfície metálica lisa em telhas, rufos, calhas, entre outros. O método funciona a partir de uma deformação ao longo de um eixo, o que muda a geometria de cada  peça. Contudo, essa modificação não afeta o volume do material. Somente a espessura pode sofrer certa mudança, mas a dobra da chapa não transforma as propriedades iniciais do objeto. O procedimento em questão também propicia uma maior resistência e uma maior resistência às peças, além de garantir uma estética diferente, sem a presença de arestas vivas.

ltimas Notcias

CONHECENDO A CHAPA XADREZ

A chapa xadrez pode ser utilizada em muitos segmentos na indústria. Elas estão presentes na estruturação de edificações, acabamentos, telhas, pisos, entre outros. São muito versáteis e fabricadas sobre medida.

MAIS SOBRE CORTE E DOBRA DE AÇO

Com maquinário específicos e profissionais altamente qualificados, implantamos o serviço de corte e dobra em chapas.

ENTENDA AS VANTAGENS DA GALVANIZAÇÃO

A Galvanização existe na indústria há mais de um século. Dessa forma, já foi comprovado as inúmeras vantagens desse processo, hoje trouxemos em nosso blog as principais vantagens da Galvanização.

METAIS QUE PODEM SER RECICLADOS

O metal pode ser considerado um dos produtos mais utilizados em nosso cotidiano. Ele está presente em quase tudo que vemos, em fios, produtos e diversas embalagens.

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM DO METAL

A grande vantagem da reciclagem dos metais é que eles podem ser 100% reaproveitados, e esse processo pode ser feito inúmeras vezes, sem que o material perca a maioria das suas propriedades.

TUDO SOBRE O ZINCO

O zinco foi descoberto em 1746 pelo alemão Andreas Marggraf, nessa época ele já era visto como um protetor do aço.

O QUE É SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL?

Você sabe o que significa o conceito de sustentabilidade ambiental e como ele é utilizado? Hoje em nosso blog trouxemos tudo sobre o tema.

FERRO, O METAL MAIS UTILIZADO ATUALMENTE NO MUNDO

O Ferro é um dos metais mais conhecidos, isso há pelo menos cinco mil anos.

CONCEITO DE ENSAIO DE DUREZA

A dureza é uma propriedade mecânica onde o principal conceito está diretamente relacionado ao risco resistência que um material apresenta ou a resistência à formação de uma marca permanente [...]

MAIS SOBRE O PROCESSO GALVANIZAÇÃO

A galvanização, como já foi falado, é um processo de revestimento de um metal por outro a fim de proteger este mesmo metal contra a corrosão e ainda assim, melhorar a aparência.

E O QUE É O AÇO INOXIDÁVEL?

O aço inoxidável é composto majoritariamente por ferro, mas pequenas quantidades de outros elementos químicos fazem toda a diferença no resultado final da liga.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS METAIS

Com exceção do mercúrio, a maioria dos metais são sólidos quando estamos na temperatura ambiente. Confira as principais características dos metais.

A RECICLAGEM DO METAL E A RECICLAGEM DO AÇO

A reciclagem do metal é um processo considerado secundário na obtenção deste material, funciona dessa determinada forma: é feita a fusão do metal já usado com um consumo de energia menor.

A HISTÓRIA DO AÇO

O ferro foi descoberto ainda na pré-história, no entanto, o aço, como conhecemos hoje em dia, foi desenvolvido apenas em 1856, sendo bastante usado no meio industrial.

A CHAPA XADREZ E SUAS APLICAÇÕES

Nós sabemos que a chapa xadrez, ou chapa de piso como é popularmente conhecida, trata-se de chapa de aço carbono e é obtida no processo de laminação.

O QUE É DOBRA DE CHAPA DE AÇO

A dobra de chapa é um processo de conformação mecânica, onde é aplicado uma força para a obtenção da dobra do material.

CORTE DE CHAPA

O corte de chapa é feito para obter formas geométricas específicas, podendo ser realizado em chapas dos mais diversos materiais, como de aço carbono, inox, galvanizado ou alumínio.

CORTE E DOBRA DE CHAPA

O corte e a dobra de chapa têm o intuito de atender as mais diversas finalidades e para cada finalidade algumas características são fundamentais e devem ser levadas em consideração.

PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO

Em primeiro lugar, é importante frisar que o processo de galvanização está regulado na NBR ABNT 6323.