BLOG

A RECICLAGEM DO METAL E A RECICLAGEM DO AÇO

18/11/2020

A RECICLAGEM DO METAL E A RECICLAGEM DO AÇO

A reciclagem do metal é um processo considerado secundário na obtenção deste material, funciona dessa determinada forma:  é feita a fusão do metal já usado com um consumo de energia menor.

 

Uma das mais importantes vantagens da reciclagem dos metais é a economia de energia, quando se compara sua produção desde a extração do minério e o beneficiamento. Sua reciclagem pode ocorrer em diferentes seguimentos da indústria, tudo depende do tipo e no caso dos metais pesados, o processo é mais complexo.

 

Os materiais ferrosos podem ser facilmente separados dos demais através de uma máquina com imã que atrai os objetos de aço.

 

Já a reciclagem de aço faz parte da própria história de utilização do metal. O aço sendo reciclado ainda mantém as suas propriedades como resistência, dureza e versatilidade. As latinhas que jogamos no lixo, porém retornar a nós, depois do processo de reciclagem, porém voltar como novas latas ou até mesmo como utensílios. 

 

No local de armazenamento, as latas acabam por ser prensadas para aumentar sua densidade e melhorar as condições de transporte. Dessa forma, elas são enviadas às indústrias siderúrgicas junto com as demais sucatas metálicas. 

Últimas Notícias

E O QUE É O AÇO INOXIDÁVEL?

O aço inoxidável é composto majoritariamente por ferro, mas pequenas quantidades de outros elementos químicos fazem toda a diferença no resultado final da liga.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS METAIS

Com exceção do mercúrio, a maioria dos metais são sólidos quando estamos na temperatura ambiente. Confira as principais características dos metais.

A HISTÓRIA DO AÇO

O ferro foi descoberto ainda na pré-história, no entanto, o aço, como conhecemos hoje em dia, foi desenvolvido apenas em 1856, sendo bastante usado no meio industrial.

A CHAPA XADREZ E SUAS APLICAÇÕES

Nós sabemos que a chapa xadrez, ou chapa de piso como é popularmente conhecida, trata-se de chapa de aço carbono e é obtida no processo de laminação.

O QUE É DOBRA DE CHAPA DE AÇO

A dobra de chapa é um processo de conformação mecânica, onde é aplicado uma força para a obtenção da dobra do material.

CORTE DE CHAPA

O corte de chapa é feito para obter formas geométricas específicas, podendo ser realizado em chapas dos mais diversos materiais, como de aço carbono, inox, galvanizado ou alumínio.

CORTE E DOBRA DE CHAPA

O corte e a dobra de chapa têm o intuito de atender as mais diversas finalidades e para cada finalidade algumas características são fundamentais e devem ser levadas em consideração.

PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO

Em primeiro lugar, é importante frisar que o processo de galvanização está regulado na NBR ABNT 6323.

FURAÇÃO DE CHAPA

É um processo de usinagem que tem por objetivo a geração de furos, na maioria das vezes cilíndricos, em uma peça, através do movimento relativo de rotação entre a peça e a ferramenta, denominada broca.

TIPOS DE CHAPAS DE AÇO

Existem cinco tipos de chapas de aço que são fabricadas a partir do ferro gusa. Cada uma delas contêm diversas aplicações e características próprias, confira:

COMO SÃO FABRICADAS AS CHAPAS DE AÇO?

O processo de fabricação destas chapas segue características específicas para permitir a ampla utilização do aço.

OS BENEFÍCIOS DA GALVANIZAÇÃO

Galvanização é processo onde é revestido um metal por outro mais nobre com o objetivo de evitar a corrosão e desgaste em sua aparência.

O QUE É CHAPA XADREZ?

A chapa xadrez é feia através de um processo de laminação e é constituída de aço carbono.

DOBRA DE CHAPA DE AÇO

Após os materiais serem cortados, são dobrados. Apesar de as atividades possuírem funcionamentos diferentes, acontecem em conjunto. Isso porque essa combinação garante um resultado eficaz sem riscos ou erros indesejados.

CORTE DE CHAPA DE AÇO

O corte feito em chapa de aço é feito sob medida de acordo com os requisitos da aplicação do material.

TIPOS DO ENSAIO DE DUREZA

O ensaio de dureza serve para saber a resistência ao desgaste, saber aproximadamente a resistência mecânica e controlar a qualidade de tratamentos térmicos realizado nas peças.

ENSAIO DE DUREZA

O ensaio de dureza é uma forma de avaliar a propriedade mecânica de dureza do material utilizado eu constará em sua especificação.